Imagem capa - Como o Batizado Funciona? por Marcos Toledo Studio Digital
Batizados

Como o Batizado Funciona?

Como o Batizado Funciona?


Muitas pessoas ainda se perguntam como que o batismo católico funciona e podem até ficar um pouco inseguros sobre o assunto. Felizmente, não é algo que deve se preocupar.

O batismo na igreja católica é um pouco diferente da igreja evangélica, o qual é realizado quando o membro da igreja decide se batizar já crescido e por decisão própria, sem a intervenção dos pais. Já o batismo católico é diferente pelo fato dos pais decidirem batizar o bebê ainda recém-nascido ou nos seus primeiros meses de vida.

Essa forma de batismo da igreja católica representa um dos primeiros sacramentos da vida cristã do bebê, sendo um ato que representa uma aliança que o mesmo está realizando com Deus, iniciando ali sua caminhada cristã.


Meu filho será banhado por completo no momento do batismo?


Provavelmente você já deve ter se deparado com algum vídeo que padres mergulham os bebês na água durante o batizado, certo? Esse ato está totalmente errado, pois pode acabar fazendo o bebê respirar a água e provocar um acidente muito grave nesse momento, e com certeza esses padres não foram instruídos corretamente sobre o batismo.

Os padres que possuem as devidas orientações sobre o batizado dos bebês apenas derramam a água santa sobre a cabeça dos pequenos enquanto os abençoa, tomando bastante cuidado para não molhar o rosto e acabar provocando algum acidente. Afinal, bebês são agitados e podem acabar não ficando tão quietinhos assim nesse momento.

Algumas pias batismais não são fixas, por esse motivo os padrinhos acabam agindo em conjunto nesse momento: o padrinho segura a pia em suas mãos enquanto a madrinha segura o bebê para que o padre possa batizá-lo com segurança.


Eu tenho que ser obrigatoriamente cristão para batizar meu filho?


O mais aconselhável pelos padres é que o casal tenha sim uma vida cristã e tenham conhecimento para instruir o bebê pelo mesmo caminho. Não podemos esquecer que você será o principal tutor para a vida cristã do seu pequeno, por isso a exigência que os pais sejam cristãos ainda é bem comum.

Mas se caso você não for cristão e queira muito realizar o ato, converse com o padre que irá realizar o batizado do seu pequeno para que ele te esclareça o que realmente é o melhor a se fazer nesse momento.


Preciso marcar com antecedência a data do batismo do meu filho?


Algo muito importante que não podemos deixar de frisar aqui é o fato de marcar o batismo com antecedência, assim não corre aquele risco de escolher uma data que tenha muitos bebês para batizar também.

Não há nada de errado em um batismo coletivo, mas aquele sentimento de ter aquele momento só para seu filho e sua família é algo único, não é verdade? Por esse motivo, o quanto antes da data escolhida por você conversar com o padre que pretende realizar o batismo do seu pequeno, melhor.

E se caso o batismo não for possível de se realizar naquela data, você ainda vai ter tempo de pensar em uma outra com mais calma e tranquilidade.


Quem eu devo escolher como padrinhos de batismo?


Nesse momento, várias pessoas podem surgir na sua mente. O mais aconselhável é que você escolha casais cristãos ou uma amiga ou um amigo também cristão que sejam muito próximos ou possuem um vínculo forte com seu pequeno.

Os padrinhos representam pais na fé na vida do seu filho, por esse motivo eles precisam ser de confiança e que gostem muito do seu pequeno como se fossem filhos deles. E pelo mesmo motivo eles precisam também ter ensinamentos cristãos, para que eles possam te ajudar a instruir de maneira correta seu pequeno durante sua caminhada cristã e seu crescimento.


Como Devo Comemorar o Batismo do meu filho?


Sobre a comemoração após batismo, é bom que você saiba de algumas dicas se caso você tiver alguma dúvida sobre o assunto.

Se o batizado for durante o dia, escolha locais abertos ou de maior iluminação possível, assim o clima fica bem mais espaçoso e a possibilidade de as fotos ficarem lindas são bem maiores do que se fossem em uma área de pouca iluminação.

Se você preferir o batismo na parte da noite, com a intenção de algo mais privado e íntimo, um pequeno salão bem decorado e arrumado tornará o ambiente bem aconchegante e intimido para todos que estiverem em sua volta, E é claro que as fotos também ficaram um arraso!

Independente qual for sua escolha, mamãe, tenho certeza que será a melhor e que as fotos ficaram incríveis!