Imagem capa - Ensaio de Gestante Incrível por Marcos Toledo Studio Digital
Gestantes

Ensaio de Gestante Incrível

Falar em ensaio fotográfico de gestante sem ser clichê é um enorme desafio. Tirando as fotos de casamento, imagens desse estilo fotográfico são as figurinhas mais repetidas que encontramos por aí.




No entanto, com muita criatividade e atenção aos detalhes somos capazes de criar ensaios de gravidez maravilhosos.





Conheçendo a mamãe

O primeiro ponto, para um ensaio fotográfico de gestante incrível, é conhecer a mamãe e ter uma conversa franca com ela. Nessa fase as gestantes apresentam algumas limitações e até comportamentos provenientes da gestação, por isso precisamos nos conhecer muito bem.


Uma conversa com a mamãe sobre a gravidez é a nossa primeira etapa para ver se está tudo bem com o bebê, se a gravidez é de risco ou não, suas dores, quanto tempo pode ficar em pé, etc.


Esse diálogo vai nos ajudar a entender a importância desse período para a mamãe e também ter ideias de como montar a sessão de fotos.


Uma gestante que está nos últimos dias de gravidez, ou passando por uma gestação de risco, terá mais limitações que outra mamãe mais tranquila.


Para as mães de primeira viagem o momento é ainda mais especial e a sessão de fotos também.




Para as mamães que já possuem outros filhos, temos que verificar se possui um álbum da gravidez anterior para não repetir as mesmas poses para não ficar chato. Por outro lado, devemos saber se tem algo que gostaria de repetir, como uma foto tradicional de família ou um objeto importante.


A mamãe geralmente é o foco durante o período da gestação e não poderia ser diferente. Mas não podemos esquecer que o pai contribuiu também e deverá contribuir ainda mais quando a criança nascer.


Assim como a chegada de um filho é muito importante para qualquer mulher, para os homens também tem seu valor. Portanto, garantimos que o papai seja integrado nessa sessão de fotos e tenha imagens especiais para ele.


Contudo, nem sempre o marido tem paciência e tempo para comparecer aos ensaios. Nesse caso, marcamos a presença dele com algum objeto ou algo que lembre de sua importância na cena. Como exemplos podemos citar as tradicionais gravatas, paletós, presentes dados à criança pelo pai, etc.


Exemplos de Ensaios Criativos

Miniaturas de bonecos com a profissão dos pais ou o brasão da formação acadêmica;

Ferramentas para o pai que trabalha com obras;

Mamãe vestida com o uniforme do papai;

Look radical para casais que gostam de aventura;

Ambiente com alto significado para ambos;